Meios Técnicos

A Consulstrada realiza projetos integrados na reabilitação de pavimentos, dimensionamento de reforço e novo dimensionamento do pavimento, bem como inspeções visuais e especializadas em todos os componentes de infraestruturas de transporte. A ConsulStrada Fornece sistemas completos de gestão de pavimentos Rodoviários e Aeroportuários.

Os meios técnicos e as breves descrições de operação que se apresentam, refletem a autonomia da Consulstrada quanto a meios técnicos, tanto os fixos como os móveis, abrangendo todo universo de intervenção da Consulstrada, estendendo-se desde a auscultação de pavimentos às inspeções visuais dos mesmos e obras acessórias, até às marcas rodoviárias e sinalização vertical, bem como os ensaios laboratoriais.

Avaliação da capacidade de carga de um pavimento com FWD - "Falling Weight Deflectometer"

O FWD é um equipamento projetado para fazer testes de carga não destrutivos, aplicando na superfície do pavimento de uma carga, que resulta da queda de uma massa de uma determinada altura. Os deslocamentos verticais do pavimento, induzidos por essa carga, são medidos em diversos pontos conhecidos através de geofone (gravadores de velocidades sísmicas) aplicados na própria superfície do pavimento.

Este equipamento, para além de medir o valor de pico dos deslocamentos e o tempo de aplicação da carga, permite medir e gravar, a distância percorrida, as temperaturas do ar, a temperatura da superfície e no interior do pavimento numa dada profundidade. Todos os testes são georreferenciados e são garantidos através de um moderno sistema de GPS incorporado.

Medição da Irregularidade Longitudinal de um pavimento – IRI "International Roughness Index e macrotextura com Profilometer LASER"

O Profilometer laser permite a medição do desvio de altimetria da superfície do pavimento em relação a um perfil ideal. Com base neste perfil longitudinal, os vários indicadores de regularidade superficial, pode ser calculado, tal como IRI e macrotextura. O Profilometer laser está montado sobre uma viga de alumínio, instalado na parte dianteira ou traseira de um veículo. Esta viga de alumínio está equipada com lasers que medem o perfil do pavimento ao longo da superfície em alinhamentos paralelos à direcção do veículo em movimento.

Este equipamento permite que os testes possam ser realizados a uma velocidade de tráfego (entre 30 km/h e 100 km/h), sem a medição ser afectada, conseguindo dados em tempo real. Além dos sensores de laser, o equipamento está integrado com um sistema de distância e velocidade de medição, acelerômetros e um computador de aquisição de dados. Esses dados são então processados e analisados pelo "software" desenvolvido especialmente para este efeito.

Medição do coeficiente de atrito longitudinal com "Griptester"

O equipamento "Grip-Tester", permite a medição do coeficiente de atrito longitudinal existente entre o pavimento e um pneu padrão, montado numa roda parcialmente bloqueada. A medição consiste na análise das forças verticais e horizontais que são aplicadas sobre o pneu padrão, quando o equipamento está em movimento, sob condições normalizadas aplicadas ao pavimento (espessura da película de água e velocidade aplicada).

A velocidade medida pode variar de acordo com as condições locais. É por isso que o teste pode ser realizado entre os 5 km/h e os 130 km/h. A velocidade de 5 km/h é utilizada em condições especiais, quando o acesso local é difícil ou em estudos específicos, podendo ser usado manualmente. A partir destas medições, o coeficiente de atrito é automaticamente calculado e transmitido para o computador de registo de dados. O "Gripnumber" é o valor real, o que corresponde à média de um determinado número de leituras do atrito instantâneo, sobre um comprimento de teste determinado (coeficiente médio de atrito). O sistema de computador deste equipamento também permite a introdução de observações pelo operador.

Inspecções visuais e especializadas

Infraestruturas de Transporte Componentes acessórias

Supervisão de todas as fases das obras.

Supervisão nos locais de construção, controle laboratorial e prospeção "in situ"

No que respeita a controle laboratorial, a Consulstrada oferece aos seus clientes uma vasta gama de testes "in situ" e de laboratório, atendendo sempre aos padrões e normas convencionadas para o efeito, tanto a nível nacional como internacional.

Prospecção "In Situ" Testes laboratoriais

Supervisão de todas as fases das obras.

Sistemas de Pavimento e Gestão do Projecto

Realizamos projetos integrados na reabilitação de pavimentos, dimensionamento de reforço e novo dimensionamento do pavimento. Fornecemos sistemas completos de gestão de pavimentos e pavimentos Aeroportuários.

A ConsulStrada está adequadamente apetrechada com equipamentos de alto rendimento com tecnologia “state of the art”

 

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COBA Portugal | Consultores de Engenharia e Ambiente, SA | 2016